Os ritos ligados à morte têm sido um dos aspectos mais
intrigantes do vasto universo antropológico há milhares de anos. Esses
rituais não têm apenas o objetivo principal de homenagear e lembrar os mortos,
mas também de exorcizar a própria morte. Das grandes civilizações às
tribos mais remotas, da antiguidade mais remota aos dias de hoje: são muitos os
rituais elaborados pelos homens de ontem e de hoje.
Rituais, porém, que muitas vezes levam ao macabro, à
invasão, ao fanatismo, ao sangue coagulado e - dependendo das leis em vigor - à
ilegalidade mais impulsionada.
O que vamos ilustrar é, sem dúvida, um dos rituais
fúnebres mais sangrentos e brutais . Estamos indo para a Índia, para
descobrir a prática macabra do Sati.
Da divindade à prática terrena em sânscrito é सती. Sati.
É dessa antiga divindade hindu que deriva o nome da prática
funerária macabra. Para compreender plenamente as origens desse ritual é
necessário, pelo menos em síntese extrema, entrar no complexo mundo do panteão
hindu e nas tradições filosóficas e religiosas mais arraigadas da Índia e do
Oriente.
Sati é a personificação de Prakṛti: uma abstração de pensamento
difícil de entender que, para simplificação, pode ser associada ao nosso
conceito de “Natureza” ou, melhor ainda, “força motriz
primordial”. Brahmā, o criador do Universo, deseja que a
"Natureza" assuma a forma humana.
Sati é filha de Dakṣ a - um dos filhos de Brahmā - e
Prasūti. Sati se tornará a esposa de Siva , uma das divindades
masculinas mais importantes do Hinduísmo. O casamento, no entanto, é
combatido - em vão - por Dakṣa .
O episódio seguinte dará origem à origem da prática do ritual. Dakṣa
não ousa convidar Sati e Siva para um Yajña, um ritual particular de
sacrifício . Sati, no entanto, decide ir para o ritual de
qualquer maneira e enfrentar seu pai. O episódio gera uma briga entre Dakṣa
e Sati, que - profundamente ferida pelo comportamento de seu pai - se
sacrifica, começando a arder nas entranhas de seu corpo. Outra versão da
história afirma que Sati t se joga nas chamas dos fogos sacrificiais
usados durante o Yajña.
Siva, naquele momento em meditação no Monte Kailash, percebe
o que aconteceu. Ele então gera Virabhadra, um demônio vingativo que
massacrará todos aqueles que se opuseram a Sati e ao próprio Siva. Mesmo
Dakṣa não será poupada e será decapitada.
Sati, o sacrifício das viúvas
O mito e os contos relacionados a Sati não terminam com seu
sacrifício, mas, no nosso caso, é suficiente nos determos na origem particular
desse mito, ou seja, a imolação de Sati. Um episódio mitológico do qual,
entretanto, nasce a prática - absolutamente real - do Sati.
Parece que os primeiros vestígios documentais desta
prática funerária macabra datam de cerca de 510 AC ; uma pista
nesse sentido vem de uma estela erguida na antiga cidade de Eran, localizada na
atual Madhya Pradesh, na Índia.
Qual é o rito fúnebre do Sati? O ritual prevê
que, após a morte do marido, a viúva se atire viva nas chamas da pira
funerária montada para o marido. Uma verdadeira imolação, um suicídio
ritual.
Nos tempos antigos, havia vários tipos de rituais “não
oficiais”. No norte da Índia, a mulher é amarrada a um poste e
queimada viva por meio de um braseiro de bambu e madeira cheio de
substâncias gordurosas, para tornar a combustão mais eficiente.
Como nos anos que se seguiram à sua abolição, o Sati ainda é
executado hoje em áreas particularmente pobres e remotas. Além disso,
certos casos abrem discussões e debates, mesmo a nível político, sobre a
legitimidade ou não de uma prática funerária enraizada nas tradições mais
profundas e no tecido social da Índia. Documentou os casos controversos de
Roop Kanwa (18 anos que morreu em 1987), Charan Shah (55 anos, 1999), Vidyawati
(35 anos, 2006), Janakrani (40 anos, 2006).
Sati: da divindade ao sacrifício macabro. Fanatismo
religioso, exaltação cega, devoção visceral, impenetrável: ingredientes daquela
sugestão macabra chamada Sati.
Essa prática também é descrita no livro de Júlio Verne “Volta
ao mundo em 80 dias”.macabr
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