sábado, 21 de janeiro de 2023

Tragédia nos Everglades: lembrando a queda do voo 401 da Eastern Airlines, 50 anos depois

Um dos piores desastres aéreos da história do sul da Flórida aconteceu exatamente 50 anos atrás, na quinta-feira, quando o voo 401 da Eastern Airlines atingiu o Everglades da Flórida, matando mais de 100 pessoas e levando à implementação de várias medidas de segurança da aviação.

O voo havia saído do aeroporto JFK em Nova York a caminho do Aeroporto Internacional de Miami quando caiu pouco antes da meia-noite de 29 de dezembro de 1972, no pântano cerca de 18 milhas a oeste-noroeste do aeroporto.

Dos 163 passageiros e 13 tripulantes a bordo, 94 passageiros e cinco tripulantes morreram, enquanto outros dois sobreviventes morreram dias depois devido aos ferimentos.

O vôo transcorreu sem intercorrências até que o jato Lockheed L-1011 estava se aproximando do MIA.

De acordo com um relatório do National Transportation Safety Board , os pilotos colocaram a alavanca do trem de pouso para baixo, mas notaram que a luz verde que indica que o trem de pouso do nariz está totalmente estendido e travado não acendeu.

"Ah, torre aqui é leste, ah, quatro zero um, parece que vamos ter que circular, ainda não temos uma luz no trem de pouso", disse o piloto à torre de controle do MIA.

Os controladores deram seu OK e disseram à tripulação para manter uma altitude de 2.000 pés, pois o avião, que estava sobre o aeroporto, voltou para Everglades.



Os pilotos ativaram o piloto automático para inspecionar a luz e o trem de pouso, mas a escuridão aparentemente dificultou a visão.

"Não consigo ver, está escuro como breu e eu lanço a pequena luz, não consigo, ah, nada", disse o segundo oficial, de acordo com o relatório.

Pouco tempo depois, o avião foi liberado para voltar para MIA e foi quando um tripulante percebeu que algo estava errado.

"Fizemos algo com a altitude", comentou o primeiro oficial, e a resposta do capitão foi "O quê?"

"Ainda estamos em dois mil, certo?" o primeiro oficial perguntou, e o capitão imediatamente exclamou "Ei, o que está acontecendo aqui?"

Segundos depois, o avião caiu no solo a 227 mph.

Após o impacto, a aeronave se desintegrou, espalhando destroços em uma área de aproximadamente 1.600 pés de comprimento e 300 pés de largura. Um incêndio instantâneo também se desenvolveu a partir de combustível pulverizado.

Quase imediatamente, os operadores do aerobarco que viram o flash responderam à área.

Bud Marquis, que estava caçando sapos com um amigo, foi o primeiro a chegar e encontrou uma cena de caos, com sobreviventes lutando nos destroços pantanosos.

"Eu sou uma pessoa no meio de tudo isso", disse Marquis à NBC News em 2007 . "Não sou médico. Não sabia o que fazer."

A Guarda Costeira dos EUA foi rapidamente notificada pela torre em MIA e colocou helicópteros no ar quase imediatamente de sua estação em Opa-locka.

Os helicópteros tiveram problemas para encontrar os destroços, mas Marquis usou seu farol para ajudar a sinalizá-los, enquanto continuava a retirar os sobreviventes dos destroços.

Dezenas de pessoas foram transportadas de avião para hospitais locais do local. Quatorze pessoas sofreram queimaduras, enquanto 17 tiveram apenas ferimentos leves e não precisaram ser hospitalizadas, disse o relatório do NTSB.

A investigação sobre o acidente levou meses. Em um relatório de junho de 1973, os investigadores do NTSB disseram que era possível que a função de retenção de altitude no piloto automático fosse acidentalmente desativada, fazendo com que o avião descesse gradualmente da altitude de 2.000 pés.

Em última análise, a causa provável foi determinada como "a falha da tripulação de voo em monitorar os instrumentos de voo durante os últimos 4 minutos de voo e em detectar uma descida inesperada com antecedência suficiente para evitar o impacto com o solo", disse o relatório do NTSB.

“A preocupação com um mau funcionamento do sistema de indicação da posição do trem de pouso do nariz distraiu a atenção da tripulação dos instrumentos e permitiu que a descida passasse despercebida”, continuou.

A queda do voo 401 da Eastern Airlines, juntamente com outros grandes desastres aéreos na mesma época, acabou levando a uma série de melhorias na segurança da aeronave, incluindo o gerenciamento de recursos da tripulação, que possui procedimentos para tomada de decisões em cockpits para tentar eliminar o erro humano.

Também foram desenvolvidos após o acidente sistemas de alerta de proximidade do solo, que alertam os pilotos se uma aeronave estiver em perigo imediato de voar para o solo ou um obstáculo.

O acidente gerou uma série de livros, filmes e outras mídias, junto com lendas de assinaturas de fantasmas envolvendo membros da tripulação que foram mortos.

A Eastern Airlines finalmente encerrou as operações no início de 1991.

 

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terça-feira, 3 de janeiro de 2023

CABEÇA DEC2PITAD2 COM MÁSCARA DO HOMEM-ARANHA É ENCONTRADA EM CAIXA ENVIADA PELO CORREIO #alienamundi

Uma fiscalização de rotina em uma agência de correios na Argentina resultou em uma descoberta macabra; em uma caixa, cujo o remetente classificou o conteúdo presente como um "brinquedo do Homem-Aranha", um scanner apontou presença de material orgânico diferente do que foi descrito.

Cabeça mumificada de menino é descoberta em pacote que seria enviado a celebridade dos EUA

Um caso bizarro foi registrado na Argentina na última sexta (30/12). Durante uma verificação de rotina das encomendas internacionais, agentes alfandegários encontraram uma cabeça mumificada de criança em um pacote que estava sendo enviado aos EUA.

De acordo com o site argentino Infobae, a descoberta macabra se deu na sede da alfândega na cidade de Monte Grande, na província de Buenos Aires. A caixa, com destino ao bairro do Brooklyn, em Nova Iorque (EUA), trazia como conteúdo “oficial” um brinquedo, uma “máscara artesanal do Homem-Aranha”, de acordo com a declaração feita pelo remetente. No entanto, a máquina de raio-x encontrou formas compatíveis com ossos. Quando a encomenda foi aberta, por suspeita de tráfico de restos humanos, havia, de fato, máscaras do famoso personagem da Marvel. Mas além do objeto, foi encontrada a cabeça decapitada de um menino, cuidadosamente embrulhada em gaze, sustentada por um gorro de lã.

Segundo o Infobae, após a intervenção do Tribunal Penal Econômico Nacional nº 2, que ordenou a entrega da cabeça ao Departamento de Crimes Fiscais da Polícia Federal Argentina para guarda e custódia. Posteriormente, foi entregue à Equipe Argentina de Antropologia Forense, que está analisando os restos mortais.

Por enquanto, algumas coisas chamam a atenção tanto na caveira quanto na caixa, que foi entregue a uma filial do Correo Argentino no bairro de San Telmo, em Buenos Aires, informa o site argentino. A cabeça parece perfeitamente decapitada, com uma base de pele cicatrizada. O cabelo avermelhado ainda está na cabeça. Acredita-se que os restos mortais sejam de um menino de 9 a 12 anos. O nome usado como remetente aparentemente é falso, já que não consta nas redes sociais e nem nas bases fiscais

Por outro lado, as informações do destinatário são reais: corresponde a uma celebridade americana que participou de vários reality shows. Agora, é preciso provar se esse homem está ligado ao carregamento, se pediu, se esperava, ou se é uma piada de mau gosto.

“As condições da descoberta são raras. Crânios humanos costumam ser encontrados, mas não mumificados”, diz uma fonte ligada ao caso, citada pelo Infobae. A suspeita, mais uma vez, é que essa encomenda esteja ligada ao mercado ilegal de contrabando de restos mortais.

 


Investigação

A pessoa que enviou usou um nome e endereço falso para despachar o item em uma agência no município de San Telmo e ainda não teve a identidade real localizada pela polícia. De acordo com o portal de notícias UOL, o endereço do destinatário era de uma celebridade de reality show, residente em Nova York, que será investigada para entender se o item compunha alguma rede de tráfico humano ou era apenas para assustar o destinatário.


Vejam tambêm esse video 


 

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sábado, 17 de dezembro de 2022

A BRUXA DO INTERIOR DE SC #alienamundi



O que nós sabemos sobre as bruxas? Ou bruxos? Conhecemos bem aquela imagem da mulher com poderes mágicos e feitiços, com um chapéu pontudo, uma vassoura e um gato preto. Por trás desse estereótipo, no entanto, existe uma história sombria de tortura e perseguição.

Muito do que achamos que sabemos sobre bruxaria vem dos séculos 16 e 17 na Europa - especialmente o trabalho do caçador de bruxas e bruxos Matthew Hopkins. Suas ações levaram à morte de cerca de cem pessoas e ainda ecoam sobre a realidade atual.

Nos séculos 16 e 17, os europeus viviam naquilo que historiadores chamam de "um universo mágico", em que o mundo material e suas instituições eram muitas vezes influenciados pela crença em Deus e no Diabo.

A vida na Inglaterra da época era muito difícil. As pessoas estavam frequentemente passando fome, indignadas e temerosas. A maioria vivia em pequenas comunidades rurais - e o país viu sua população mais que dobrar entre 1530 e 1630. Havia ainda surtos de doenças e eventos climáticos ligados à "pequena era do gelo" pela qual passava a região, e que com frequência levava as colheitas ao fracasso.

Acontecimentos ruins do cotidiano podiam ser interpretados como punição de Deus, puro azar ou reflexos de atos de bruxaria. Havia uma disseminada crença de que bruxos e bruxas eram capazes de causar tempestades, destruir rebanhos, levar pessoas à loucura ou mesmo matá-las.

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A BRUXA DO INTERIOR DE SC #bruxa #santacatarina