Na pequena cidade de Whittier, no Alasca, quase todos os 218
moradores dividem a mesma casa. Cercada por montanhas e pelo mar, a região é
tão isolada que só é possível acessá-la usando o maior túnel de apenas uma mão
da América do Norte, que se estende por 4 km. A passagem alterna direções a
cada meia hora e funciona das 5h30 às 23h.
Construído em 1943 como um túnel ferroviário para conectar o
interior do Vale do Urso com a pequena cidade portuária de Whittier, o Anton
Anderson Memorial Tunnel foi construído sob a Maynard Mountain e agora não é
apenas o maior túnel rodoviário da América do Norte, mas também um dos poucos a
serviço de vagões e automóveis.
A rodovia notavelmente estreita e de pista única que
atravessa o túnel originalmente atendia apenas o tráfego ferroviário ao longo
de suas duas milhas e meia de extensão. A passagem foi construída pelos
militares durante a Segunda Guerra Mundial para atuar como a principal rota de
suprimento do Alasca para mercadorias que chegam ao porto protegido de águas
profundas em Whittier. Quando os militares abandonaram Whittier na década de
1960, o túnel passou a fazer parte do sistema de rodovias do Alasca e recebeu
uma grande reforma. As faixas tradicionais dos dormentes foram substituídas por
um caminho sólido de concreto que levou os trilhos à superfície da estrada,
para que os carros agora também pudessem usar o longo túnel, tornando-o um dos
poucos túneis de dupla utilização no país.
Para facilitar esse novo objetivo civil, várias casas
seguras foram construídas ao longo do túnel em caso de naufrágios ou desastres
naturais, bem como uma calçada de emergência com três pés de largura e
afluências de emergência para veículos que fazem a viagem pela extensão parecer
apenas uma toque menos claustrofóbico. Para manter a qualidade do ar no túnel
subterrâneo, ventiladores de jato reversíveis de alta potência são colocados em
cada extremidade do túnel, forçando o ar fresco através de uma série de
respiradouros ao longo da estrada.
Dado que a estrada só pode acomodar uma única faixa de
tráfego, seguindo apenas um sentido a qualquer momento, o Anton Anderson
Memorial Tunnel agora é controlado por um sofisticado sistema de computador que
direciona o tráfego em intervalos regulares, com os carros indo para Whittier
saindo na meia hora e carros saindo de Whittier saindo na hora. Os trens,
embora pouco frequentes, podem causar atrasos no tráfego de veículos
automotores. O tráfego de bicicletas e pedestres é estritamente proibido no
túnel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário